segunda-feira, 8 de junho de 2009

Conceito e Histórico das Formas de Comunicação

Comunicação Interpessoal se refere á troca de informações entre duas ou mais pessoas. Portanto, para troca de uma informação necessitas de um emissor e um receptor. O interlocutor realiza a troca de informações com base em seu formação academica, cultura, experiências já vividas, emoções entre toda a sua experiencia de vida. Há diversas ferramentas que podem ser usadas para se transmitir a informação já criadas pelo homem.


Inicialmente temos os gestos(ações do corpo) que nos acompanharam por toda a história. Iniciou-se assim a transmição de informação pelo homem.


O homem tambem desenvolveu a fala, que apesar das dificuldades entre pessoas que não falam a mesma lingua teve uma importancia imensa na precisão e quantidade de informação tranmitida em menor tempo do que a gestual.

Posteriormente temos o surgimento da escrita, inicialmente representado por ideograma, por exemplo, a letra M em portugues é uma derivaçãos de um hierógrafo egipício M que representava a sonoridade do oceano. A escrita possibilitou a comunicação sem a necessidade de uma pessoa física, o que é muito util como ferramenta de armazenamento de informação sem distrorce-la.


Também temos a transmição por meio de propagação de ondas de rádio criado no final do século XIV por Guglielmo Marconi, realizando a troca de informação á uma grande distancia á diversas pessoas simultaneamente, em praticamente o mesmo tempo de uma pessoa no mesmo local. Pórem no rádio havia apenas a possibilidade de uma unica pessoa se comunicar com á outra, sem o retorno do receptor. Esta necessidade foi suprida com o telefone.


O rádio e a segunda guerra mundial:
(copie o link e cole no navegador)
http://www.youtube.com/watch?v=t8a9po-L4Jo

Por fim temos o computador, que engloba milhares de maneiras de comunicação, informação, dados, etc em seus chips. O computador moderno é uma derivação da máquina de calcular de John Napier (1550-1617) feita com ossos de Napier que evitava a memorização da tabuada. A partir daí o ser humano passou a estudar maneiras de se aprimorar o computador para armazenar a maior quantidade de informação possivel. Os computadores atuais surgiram durante o período da segunda guerra mundial em uma parceria da Universidade de Harvard com a Marinha Americana.


A partir desse breve histórico sobre as algumas formas de comunicação, percebesse a constante necessidade do ser humano se comunicar, sempre criando novas formas ou aperfeiçoando as já existentes. Agora iniciamos os assuntos diretamente ligado com a disciplina de Comportamento Humano nas Organizações.