quarta-feira, 10 de junho de 2009

Comunicação Organizacional

A comunicação organizacional serve em um plano para harmonizar a comunicação externa com a interna, em outro, criar um clima motivador dentro de uma empresa onde educa, constrói novos valores e valoriza indivíduos. Serve, também, para produzir comunicação para o mercado organizacional e criar valores no mercado consumidor através da propaganda institucional.
O profissional de comunicação é o mais indicado para assessor na comunicação organizacional e cria-se, enquanto esta estiver no plano de comunicação interna, meios de transmissão, ou seja, mídia interna que vai de um memorando a técnicas aprimoradas.
É cada vez mais necessário que empresas de qualquer porte tenha a preocupação de ter um departamento de assessoria de comunicação.
A comunicação interna provoca uma sintonia na empresa tornado-a mais leve e deve ser estruturada sobre uma base do endomarketing provocando uma reengenharia cultural na empresa incentivando e criando o hábito nos colaboradores internos de busca e transmissão de comunicação.
Cada vez mais se vê empresas preocupadas com a comunicação interna, onde possuem uma sala com cadeiras e protejetor multi mídia entre outros componentes que fazem parte da transmissão de comunicação, isto pela razão e necessidade de tornar os colaboradores internos cada vez mais integrados as intenções da empresa e valorizados também pela atenção e instrução recebidas gerando motivação no grupo. Isto é apenas um dos processos da assessoria de comunicação e sua forma.
A comunicação se bem administrada oferece a qualquer empresa agilidade e leveza. Não vivemos mais na era dos grandes que comem os pequenos e sim na era dos ágeis que devoram os lentos e comunicação e seus processos provocam numa empresa agilidade tornando-a mais competitiva no mercado organizacional.
A comunicação foi responsável pelo desenvolvimento humano e sua organização. Tudo que é construído, ou destruído, é pela comunicação ou falta dela. Em todas as esferas da atividade humana, as mais variadas, sempre estão relacionadas com a utilização da comunicação.
A linguagem pode ter sido precedida de grunhidos ou de origem onomatopéica conciliadas aos gestos até a um aprimoramento. Com a última retração dos glaciais e a elevação da temperatura que provocou o desaparecimento dos grandes mamíferos, o mamute, por exemplo, o homem fixou-se a terra, gerando a agricultura. O homem passou de caçador a agricultor e criador, isto no neolítico. Nasceram assim os primeiros agrupamentos estáveis no oriente Médio. Neste período houve a passagem da tradição oral para a tradição escrita. Aconteceu uma mudança radical no tipo de mensagem transmitida. A mensagem escrita fica a disposição de qualquer pessoa e não se perde ao vento e ao tempo, como a oral. Já não é mais dependente de quem envia e da discrição de quem recebe, fica a disposição de qualquer pessoa que deseja ler. Pode ser relida, meditada, analisada, adquire, por tanto, durabilidade, profundeza e clareza. Desta forma o homem começou a se organizar em grupos formando cidades. A comunicação e a escrita serviram para registrar e transmitir dados, assim como controlar a conduta dos indivíduos.
Desta forma podemos perceber que a comunicação como um todo serve para organizar e controlar. Dentro deste sistema é que vamos desenvolver a questão da comunicação organizacional. A comunicação organizacional está relacionada ao mercado produtor. São relativos às empresas. O mercado organizacional consome entre si, troca matéria prima, serviços e produtos formando um mercado transformador para o mercado consumidor final. Mas para que esta troca seja feita sem maiores esforços, este, busca produzir para um mercado alvo do mercado consumidor. Logo ele segmenta o mercado produzindo e buscando somente o que interessa a uma única categoria de consumidor. A segmentação de mercado serve não só para produzir produtos específicos para grupos específicos, como administrar a comunicação. Se segmentarmos geograficamente, demograficamente e psicograficamente para localizarmos e entendermos um grupo, logo o mesmo canal serve para administrarmos a comunicação. A geografia remete a distribuição da comunicação, a demográfica o tom da comunicação e a psicografia a forma da comunicação e o conjunto converge para o interesse de um único público. O mix de marketing também tem a questão gerencial do produto ou serviço para o público alvo, o preço adequado às possibilidades do público segmentado, a distribuição e forma de compra e por fim a forma de comunicação e promoção propriamente. A comunicação organizacional deve atuar sob estas duas formas de administração; segmentação de mercado e composto de marketing. Uma empresa é um micro mercado. Os colaboradores internos trocam seus serviços por dinheiro, (o salário), têm necessidades e desejos e isto deve ser suprido através de um gerenciamento interno de projetos mediados pela comunicação.
O objetivo deste artigo é justamente associar a comunicação organizacional às técnicas da comunicação utilizada na propaganda e publicidade, jornalismo e relações públicas que normalmente se aplica à comunicação externa, desta forma aplicada na interna, dentro das empresas, nas organizações. Na comunicação organizacional o conhecimento destas técnicas de comunicação gera o planejamento estratégico de comunicação.
A comunicação externa no caso da publicidade serve para tornar público um produto ou serviço, através de promoções associado a uma empresa produtora e anunciante. A comunicação interna, dentro de uma organização serve para uma comunicação institucional, que gera nos colaboradores internos um sincronismo com a filosofia e a as práticas da empresa. Serve ainda para situar, valorizar, educar e comprometer o indivíduo dentro do contexto. Na prática esta separação não existe, ou não deveria existir, entre a comunicação interna e a externa. Uma empresa serve para atender um determinado grupo do mercado consumidor, como vimos anteriormente, logo, o que ela propõe na sua comunicação comercial externa tem que ser compatível com o que oferece. É como arrumar a casa para receber visitas. Em muitos casos se vê ofertas fabulosas e atendimentos especiais e quando o consumidor faz contato com a empresa anunciante destas maravilhas, o caso não procede. Isto em geral acontece porque a empresa não possui um sistema de comunicação interna. Não transmite para o seu corpo de colaboradores internos as suas intenções que acaba prejudicando sua competitividade no mercado.