quinta-feira, 11 de junho de 2009

Processo de Seleção e Linguagem Corporal - Mentira


A Linguagem Corporal pode denunciar um candidato no momento da entrevista de emprego se ele estiver mentindo. Isso por que o corpo manda diversos sinais involuntários mesclados a linguagem da fala. Algumas pessoas que selecionam os futuros empregados de uma empresa são treinados para decodificar a linguagem do mesmo. Ainda, segundo a revista HSM, mais de 50% dos vendedores mentem para seus clientes (muitas veses seguindo a cultura da empresa). Atento areste risco que circulam o ambiente profissional temos que tomar cuidado com ela.
Mas como saber se a pessoa está mentindo?

Abaixo os alguns indícios mais comuns de que uma pessoa está mentindo. Eles não são infalíveis, mas se detectados indicam que você deve ficar atento durante a entrevista.

-Desviar os olhos quando perguntado sobre assuntos delicados.
-Piscar os olhos com maior freqüência.
-Piscar rapidamente quando a conversa declina para um tópico comprometedor.
-Inclinar-se para trás.
-Responder NÃO, e balançar a cabeça afirmativamente, mesmo que de leve.
-Respirar em pequenas e rápidas golfadas e entremeá-las com suspiros longos e profundos.
-Evitar apontar o dedo ou enfatizar as palavras com movimentos amplos dos braços.
-Ao narrar uma história, fazer pontes de textos, que consistem em acelerações artificiais da seqüência dos fatos.
-Pedir que o interlocutor repita a pergunta, com intuito de ganhar mais tempo na elaboração de uma resposta.
-Não falar mal de si, mesmo em assuntos que não tem nada a ver com a mentira.
-Flutuações pouco usuais na forma de falar, na escolha das palavras e na estrutura das sentenças.
-Não usar pronomes enquanto fala.


Detectando a verdade
Durante a história, a palma aberta tem sido associada com honestidade, compromisso com a verdade e submissão, tanto é que quando se faz o juramento à bandeira usa-se a palma aberta. Como evidencia de que a pessoa está contando a verdade, olhe para suas mãos, mentirosos geralmente escondem a palma das mãos, logo se você quer enfatizar que está dizendo a verdade, use vários movimentos com a palma das mãos à mostra. Muitos políticos fazem seus discursos com as palmas das mãos voluntariamente à mostra em uma tentativa de mostrar confiança aos ouvintes. A partir do momento que a pessoa começa a mostrar sua palma demasiadamente perde-se a naturalidade do gesto que exprime confiança, fazendo com que ouvintes percebam suas reais intenções de tentar passar uma boa impressão através de gestos corporais voluntários e calculistas.

Quando você fala com outra pessoa, ela tambem manda sinais se acredita no que você está falndo ou desconfia de uma mentira alguns desses sinais são:

Escondendo a boca
Este é um dos gestos que os adultos trazem da infância quando se trata de mentira. A mão cobre a boca, e o dedão pressiona a bochecha. Podem ser apenas alguns poucos dedos sobre a boca, ou até mesmo o pulso. Aparentemente o cérebro, subconscientemente está tentando esconder a mentira. Muitas pessoas tentam disfarçar o ato de esconder a boca uma tosse. Se a pessoa cobre a boca enquanto você está falando, pode indicar que ela acha que você está mentindo.

Coçar o nariz
Em essência, o toque no nariz é uma versão sofisticada do ato de esconder a boca. Podem ser várias coçadas rápidas logo abaixo do nariz ou um rápido e quase imperceptível toque. Uma explicação para este movimento é que a mão está se movendo em direção á boca, e uma tentativa de ser menos óbvio faz com que ela seja puxada do nariz para a boca. Lembre-se que isso ocorre em um nível subconsciente. Se a pessoa tem mesmo uma coceira no nariz, ela irá, normalmente e deliberadamente coçar ou azunhar e não apenas fazer um toque rápido. Tal como o ato de esconder a boca, se isso acontecer quando você está falando a pessoa com quem você está falando está achando que você está mentindo.

Esfregar o olho:
Este gesto tenta bloquear a mentira que a pessoa vê, ou para evitar ter de olhar no olho da pessoa para quem está mentindo. Homens normalmente esfregam os olhos de maneira vigorosa ou, se a mentira é grande, eles desviam o olhar. As mulheres geralmente passam o dedo gentilmente sob a pálpebra (para não borrar a maquilagem). Lembre-se, mentirosos não olha nos olhos quando mentem. Eles gentilmente desviam o olhar instantes antes de mentir, ou fixam o foco atrás de você (a pessoa está olhando para você, mas o olhar parece perdido).

Azunhar o pescoço:
Com o dedo indicador da mão com que a pessoa escreve logo abaixo do lóbulo da orelha. Geralmente serão alguns poucos arranhões rápidos. Este é muito provavelmente um gesto de dúvida ou incerteza, característico de pessoas que pensam, “eu não estou acreditando nisso”.

Esfregar a orelha:
Esta é a versão adulta do gesto em que a criança tampa os dois ouvidos com as mãos para não escutar nada. Esse movimento inclui esfregar a parte detrás da orelha, puxar o seu lóbulo, ou até mesmo dobrá-la. O último sinal, se usado enquanto você fala, quer dizer que ele não apenas acha que você está mentindo, como ele considera ter atingido o limite.